
Não se mexe no time que está ganhando...
Entrevista com Coordenadora do Curso de Letras, profa. Márcia Barreto Berg
por CÉSAR AUGUSTO
“Não se mexe com time que está ganhando”, afirma Márcia Barreto Berg, coordenadora do curso de Letras da UFSJ em entrevista realizada no dia 28 de outubro de 2009, na sala da coordenadoria de Letras. Berg leciona a 25 anos no Ensino Superior e está na coordenação do curso a 2 anos e meio. Com tal afirmação acima, a coordenadora diz que o curso é bom e garantido, as disciplinas estão sendo oferecidas na justa medida, apesar de existirem falhas, comuns a todos os cursos. Além disso, o corpo docente é qualificado, dedicado e o que ela chama de “núcleos de professores” como, por exemplo, de Lingüística, de Literatura, de Língua Inglesa... , mantém as bases do curso.
Segundo a educadora, para que o curso cresça em qualidade o enfoque agora deveria ser em detalhes como: recepção, acolhida calorosa e respeito aos alunos; centros de convivência de alunos; mais verbas para bolsas de monitoria e iniciação científica; salas estruturadas com multimídia adequada; escaninhos e banquinhos; instalações sanitárias confortáveis e adequadas; restaurante universitário e, por conseguinte uma maior orientação, autonomia e delegação de tarefas aos alunos ao longo da caminhada acadêmica.
“... UMA PIA COM TOALHA E SABÃO DENTRO DAS SALAS PARA QUE OS PROFESSORES PUDESSEM LAVAR AS MÃOS...”
Quando perguntada sobre a 1ª colocação em MG e a 2ª colocação no país na classificação geral dos cursos de Letras do Brasil e a nota A seguida ao longo dos anos nos exames do ENADE, Márcia declara que essas avaliações contribuíram apenas politicamente e para o marketing do curso de Letras na UFSJ.
Quanto aos seus sonhos para o futuro do curso, ela reafirma sobre os detalhes do curso, com o elemento humano sendo crucial. No final da entrevista, de maneira irreverente, a coordenadora diz o seguinte: “... o meu sonho... é ter uma pia com toalha e sabão dentro das salas para que os professores pudessem lavar as mãos...”
A coordenadora termina dizendo que a Universidade tem como finalidade atender as necessidades dos seus próprios alunos porque foi para essa finalidade no qual ela foi criada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário