
Por Yasmin Rocha
Devido à crise econômica global, a patrocinadora do projeto Bairro EnCena, interrompeu provisoriamente o apoio. Por conta disso, a Cia Elas Por Elas busca novos parceiros para continuar esse projeto que leva cidadania e arte a toda região.
O Projeto Bairro EnCena ganhou vida em 2005. A Cia seguiu em busca de novos talentos com o firme propósito de incentivo para a formação de novos atores, novos grupos e consequentemente um novo público para Barbacena. Fazer arte não apenas em todas as regiões da cidade, mas principalmente com todas elas. O morador se tornou parte integrante da cena e do discurso teatral.
Durante dois anos percorreu a cidade fazendo teatro. O processo de construção de um espetáculo foi trabalhado com pessoas que, nos bairros onde residem, inscreveram-se e participaram de oficinas envolvendo estudo de texto, dança, música, representação. Ao final, os participantes apresentavam uma peça dentro da própria comunidade.
Os que se destacavam eram levados para a oficina a ser realizada em outro bairro. Juntando alunos por onde passava formou-se a Cia de Veteranos do Bairro EnCena, que contava com mais de 30 integrantes de todas as regiões da cidade. Esses Veteranos tinham uma rotina de atividades ligadas à cena teatral de segunda a sexta, além das atividades escolares normais, tinham parte de seu tempo dedicada ao estudo e aprimoramento da representação teatral.
O projeto repercutiu na região, montou peças, ministrou oficinas e levou muitas pessoas ao teatro, a maioria delas, pela primeira vez, assistiu a uma encenação teatral. Alguns integrantes do projeto estão em faculdades de teatro, outros coordenam projetos artísticos dentro de escolas e vários estão inseridos no mercado de trabalho, mas todos muito ansiosos com o retorno do projeto.
Esse fim de ano será diferente, não contará com os espetáculos que já tinham se tornado tradicionais na cidade de Barbacena. Dentre eles, o espetáculo Auto de Natal, que em todas as reapresentações trazia algo de novo para o público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário